Aquecimento de água quente. É a designação dada aos sistemas de aquecimento que utilizam a água como portador de calor entre o sistema de geração, normalmente uma caldeira, e os emissores ou elementos terminais localizados nas instalações a aquecer. A água quente gerada é transportada por uma rede de tubulações. O sistema de aquecimento por água quente é sem dúvida o mais difundido nas instalações de aquecimento. O aumento da aplicação de sistemas de ar condicionado em todos os tipos de edifícios, torna os sistemas de aquecimento por ar quente cada vez mais frequentes.
No final do século 18, James Watt, conhecido por sua máquina a vapor, instalou aquecimento em sua fábrica de Manchester, com o vapor que sobra do processo industrial. Muitas outras instalações semelhantes, com maior ou menor sucesso, estão instaladas em todo o mundo. São as primeiras instalações de aquecimento com distribuição através de tubos.
Em 1880, algumas empresas distribuíam vapor de aquecimento em várias cidades norte-americanas (aquecimento urbano). Na Europa, o primeiro aquecimento urbano foi construído em Dresden em 1900.
Mas o vapor é perigoso e envolve muitas complicações para se aplicar ao aquecimento doméstico, razão pela qual por volta de 1895 apareceu a primeira caldeira feita de elementos soltos, construída pelo engenheiro Strebel.
Esses "fogões" de parede dupla podem enviar água quente, aproveitando o efeito do termossifão, para radiadores distribuídos por toda a casa. As instalações de termossifão requerem uma execução cuidadosa. Com um tubo de saída grosso e alto consegue-se um bom diferencial de pressão motriz, mas depois é necessário manter escrupulosamente a inclinação da queda em direção aos radiadores e evitar bolsas de ar no trajeto.
A introdução da bomba de circulação, no início do século XX, permitiu reduzir consideravelmente a secção das tubagens, facilitou o traçado da distribuição e aumentou o desempenho das instalações.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades