Um rosqueamento ou rosca é uma superfície cujo eixo está contido no plano e em torno dele descreve uma trajetória helicoidal cilíndrica.1 O rosqueamento pode ser executado com ferramentas manuais ou máquinas-ferramentas, como furadeiras, fresadoras e tornos. Machos e matrizes são usados para rosqueamento manual, que são ferramentas de corte usadas para criar as roscas de parafusos e porcas em metais, madeira e plástico. O macho é usado para enfiar a parte fêmea enquanto a torneira é usada para enfiar a parte macho do par de acoplamento. A torneira também pode ser usada para rosqueamento à máquina. Se você precisar produzir grandes quantidades de linhas macho e fêmea, a rosca de rolo é usada dependendo do material com o qual é construída.
O rosqueamento manual pode ser feito por meio de uma torneira ou torneira. O macho é uma ferramenta de corte com a qual as roscas são feitas na parte interna dos furos, geralmente em uma parte metálica ou plástica.
Por sua vez, a rosca macho é uma ferramenta de corte manual utilizada para o rosqueamento manual de parafusos e porcas.
Ambas as ferramentas devem ter um diâmetro e passo de rosca específicos estabelecidos por algum sistema de rosca. O processo de enfiar à mão é realizado aplicando três torneiras sucessivas. O primeiro macho tem uma longa entrada cônica e não tem dentes.
É usado para iniciar e guiar o fio. O próximo é usado para desbastar o fio e o último faz o acabamento e calibra o fio. Também pode ser usado como torneira de máquina.
O rosqueamento manual é utilizado na manutenção industrial e mecânica para retrabalho de roscas, em instalações e montagens elétricas, etc. O rosqueamento industrial ou em série é realizado em vez de machos de máquina. Existem quatro tipos principais: macho com canal reto, macho com canal helicoidal direito e macho com canal helicoidal esquerdo e corte direito.
Este último é usado para fazer furos com um corte interrompido (por exemplo: rasgos de chaveta longitudinais, furos transversais). O cavaco vai na direção do avanço do macho evitando ficar preso entre as paredes do furo e os dentes do macho.
Finalmente, o macho reto com entrada corrigida é usado em furos passantes. O chip é movido para frente.
Existe um macho para cada tipo de parafuso padrão de acordo com os sistemas de rosca atuais. As matrizes podem ser operadas manualmente ou montadas em um suporte de matriz ou braço móvel, o que facilita a aplicação de força e torção para formar a rosca desejada.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades