Uma praia é um relevo próximo a um corpo d'água que consiste em partículas soltas. As partículas que constituem uma praia são geralmente feitas de rocha, como areia, cascalho, seixos, seixos, etc., ou de fontes biológicas, como conchas de moluscos ou algas coralinas. Os sedimentos se assentam em diferentes densidades e estruturas, dependendo da ação das ondas locais e do clima, criando diferentes texturas, cores e gradientes ou camadas de material.
Embora algumas praias se formem em locais de água doce, a maioria das praias fica em áreas costeiras onde a ação das ondas ou correntes marinhas deposita e remove sedimentos. A erosão costeira e as mudanças nas geologias das praias ocorrem por meio de processos naturais, como a ação das ondas e eventos climáticos extremos.
Onde as condições de vento são adequadas, as praias podem ser apoiadas por dunas costeiras que oferecem proteção e regeneração para a praia. No entanto, essas forças naturais tornaram-se mais extremas devido às mudanças climáticas, alterando praias permanentemente em um ritmo muito rápido.
Algumas estimativas descrevem que até 50 por cento das praias arenosas da Terra desaparecerão em 2100 devido ao aumento do nível do mar causado pelas mudanças climáticas.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades