A história da Whirlpool Corporation começa em 1911, com o surgimento da Upton Machine Company, no estado de Michigan (EUA), com a produção de máquinas de lavar. Embora as primeiras máquinas apresentassem defeitos, os erros foram resolvidos graças ao esforço do fundador da empresa: Luis Upton. Em 1916, o primeiro contrato foi assinado entre a Upton Machine Company e a Sears Roebuck and Co. Em apenas alguns meses, a demanda superou a produção. Como a maioria das fábricas nos Estados Unidos, as fábricas da Nineteen Hundred Corporation foram usadas a partir de 1942 para a produção de material de guerra para a Segunda Guerra Mundial. A produção de máquinas de lavar foi normalizada em agosto de 1945, logo após o fim da Guerra. A década de 1950 marcou um período de grande crescimento para a empresa. Foi precisamente em 1950 quando mudou o seu nome para Whirlpool Corporation, que foi utilizado pela primeira vez pela Horton Manufacturing Company (empresa adquirida pela Nineteen Hundred Corporation em 1922), como o nome das suas máquinas de lavar, passando a ser portanto, desde 1950 no nome definitivo da Corporação ('Whirlpool' em espanhol significa turbilhão). Já em 1955 a linha de produtos se expandiu, incorporando secadores de roupa, cozinhas, condicionadores de ar. Em 1967 a empresa lançou seu serviço de atendimento ao cliente. Nas décadas de 1980 e 1990, apresentaram a oportunidade de expansão da empresa em todo o mundo, incorporando os mercados da Europa, México, Canadá, China, África, Argentina e Brasil. A expansão veio acompanhada de novas compras. Por exemplo, foi o caso de Ignis. Guido Borghi e seus três filhos fundaram a empresa Ignis em Comerio, Itália. Foi adquirida pela primeira vez pela Philips em 1972 e mais tarde pela Whirlpool Corporation em 1989. Em 2002, a empresa assumiu um compromisso claro com a Espanha e Portugal.
Em 2006, a Whirlpool adquiriu o controle da Maytag Corporation, uma das empresas mais importantes do mercado americano. Desta forma, tornou-se a maior indústria de eletrodomésticos do mundo, com um faturamento anual de 19 bilhões de dólares, 60 centros de produção e tecnologia e mais de 80.000 trabalhadores em todo o mundo.
Em 11 de novembro de 2010, na Bolsa de Valores de Nova York, Jeff Fettig, Presidente e CEO da Whirlpool Corporation, estrelou o evento Closing Bell como o início das comemorações do centenário da empresa que acontecerá em 11 de novembro de 2011 .
Em julho de 2014, a empresa anunciou a compra de 60,4% do capital da Indesit, marca italiana de eletrodomésticos.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades