A Balay é uma empresa espanhola de electrodomésticos, reconhecida a nível internacional, com várias marcas bem conhecidas como Bosch, Siemens, Neff, Ufesa... Actualmente a Balay pertence à BSH Electrodomésticos España. Nesta grande marca podemos encontrar um amplo catálogo de electrodomésticos concebidos e fabricados para facilitar a nossa vida diária. Sem dúvida, Balay é a nossa marca de confiança.
A Balay é uma empresa espanhola de eletrodomésticos fundada em Saragoça em 1947. Foi adquirida pela multinacional alemã BSH em 1989, sendo que tanto as antigas fábricas como a marca "Balay" são actualmente propriedade da BSH Electrodomésticos España.
Esteban Bayona nasceu em 1919 em Milagro, Navarra. Por volta de 1939 ele iniciou uma rede comercial de chapas e cobre em Zaragoza. Em 1940 comprou uma mercearia na Avenida San José de Zaragoza, onde trabalhava a sua futura esposa Felisa Uriel e os futuros sogros. A loja do Ultramarinos Uriel proporcionou-lhe capacidade de investimento para mais um negócio. Em 1947, Esteban Bayona e José María Lairla fundaram uma oficina de fabricação de material elétrico localizada na Calle San José de Calasanz em Zaragoza, onde seus 4 funcionários, 2 homens e 2 mulheres, trabalhavam na fabricação de voltímetros, boosters e redutores de tensão. O nome Balay nasce das duas primeiras letras de Bayona e das três primeiras letras de Lairla. Eles mudaram de i para y para dar mais consistência ao nome comercial. Esteban Bayona foi presidente da empresa até 1970.
Em 1948 a oficina mudou-se para a Rua Pradilla, número 58 em Saragoça e com 17 funcionários fabricava balastros para tubos fluorescentes.
Em 1951 a sociedade tornou-se uma sociedade anónima com o nome de Industrias Radioeléctricas Balay SA e os seus 40 colaboradores começaram a fabricar fogões elétricos.
Em 1954 passou a fabricar máquinas de lavar top-load, nas quais as roupas sempre se moviam na mesma direção.
Em 1956 mudou-se para a fábrica de 3.000 m2 situada em Montañana (Saragoça) onde os seus 80 colaboradores fabricavam electrodomésticos para cozinhar e lavar. A produção de equipamentos elétricos foi abandonada.
Em 1957 Esteban Bayona, Alfredo Sarto Pina e Andrés Izuzquiza criaram a Vitrex SL, dedicada à esmaltação de peças, como tanques para máquinas de lavar e fornos.
Em 1958 foi criada a Fuyma para a produção de válvulas, torneiras e termostatos para fogões a gás e fogões.
Em 1962, a Comercial Balay foi criada para comercializar os produtos. Balay tinha 200 funcionários.
Em 1964, Balay começou a fabricar aquecedores a gás.
Em 1966 lançou sua primeira lavadora automática, a T-500, que pesava 100 kg e consumia 100 litros de água em cada lavagem.
Em 1968 iniciou a exportação de seus produtos.
Em 1970 ele começou a usar o logotipo com uma espiral inspirada nas placas elétricas em forma de espiral.
Em 1976 o Ministro do Trabalho, José Solís Ruiz, concedeu a medalha de prata por mérito na obra a Esteban Bayona Navarro.
Em 1979, a Balay investiu 1.030 milhões de pesetas em sua nova fábrica em La Cartuja, Zaragoza. Criou 454 novos empregos. Ela começou a fabricar sua quarta geração de máquinas de lavar automáticas.
Em 1980, ele começou a pesquisar no campo da indução como sistema de cozimento. Balay se destacou historicamente por sempre buscar desenvolver sua própria tecnologia.
Balay sempre esteve ligada à cidade de Saragoça e as suas duas fábricas estavam localizadas no meio rural da cidade de Saragoça.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades