O paquímetro (também denominado vernier, calibre deslizante, pé metro ou paquímetro) é um instrumento de medida, principalmente de diâmetros externos, diâmetros internos e profundidades, utilizado na área industrial. O nônio é uma escala auxiliar que desliza ao longo de uma escala maior para permitir leituras fracionárias precisas da menor divisão. Para conseguir isso, uma escala vernier é graduada em um número de divisões iguais no mesmo comprimento que n-1 divisões da escala principal; ambas as escalas são marcadas na mesma direção.1 É um instrumento extremamente delicado e deve ser manuseado com habilidade, cuidado, delicadeza, tomando cuidado para não arranhá-lo ou dobrá-lo (principalmente o profundímetro). Limalhas, que podem se alojar entre suas partes e causar danos, devem ser especialmente evitadas.
O primeiro instrumento com características semelhantes foi encontrado em um fragmento na ilha de Giglio, próximo à costa italiana, datado do século VI aC. Embora considerado raro, foi usado por gregos e romanos.
Durante a Dinastia Han (202 AC-220 DC), um instrumento semelhante também foi usado na China, feito de bronze, encontrado com uma inscrição do dia, mês e ano em que foi feito.
O cosmógrafo e matemático português Pedro Nunes (1492-1577) - que inventou o nônio ou nônio - é responsável pela origem do paquímetro.
Vernier também tem sido chamado de compasso de vernier, porque há quem atribui sua invenção ao geômetra Pierre Vernier (1580-1637), embora o que ele realmente inventou foi a régua de cálculo Vernier, que se confundiu com o nônio inventado por Pedro Nunes . Em espanhol, a voz vernier é freqüentemente usada para definir esta escala.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades