Marca: Brycus-Bonsáis
São árvores que devido às suas características deveriam estar localizadas no exterior, ideais para varandas, jardins e terraços. Árvore perene, chamada de agulha. As agulhas são embainhadas em grupos de cinco. Pertence à ordem das coníferas, pois seu fruto, o abacaxi, é cônico. É uma árvore de crescimento lento de alta montanha, portanto, no bonsai geralmente é enxertada em “P. thunbergii ”, muito mais vigoroso.
FAMÍLIA
Pinaceae
ETIMOLOGIA
Do nome latino primitivo "pinus", do grego "pitus" e da antiga palavra "pix-cis", que significa resinoso; e "penta", cinco, "phylla", folha.
ASSINANTE
Da primavera ao outono. É preferível usar fertilizantes orgânicos, que favorecem e preservam as micorrizas.
TRANSPLANTE
A cada 3 anos, no momento em que as velas são esticadas (botão de crescimento) e antes que as agulhas nelas contidas se desdobrem. Em nossa região mediterrânea, geralmente é no meio de março.
SUBSTRATO
100% Kiryuzuna, ou misturado com 50-70% Akadama.
PODA
A poda é feita nos meses mais frios do ano. Sempre que podemos, temos que deixar agulhas e botões no galho, caso contrário ele vai secar.
APERTO
O pinçamento é realizado durante o alongamento da mola das velas. Primeiro vamos quebrar os mais fortes, quebrando-os com os dedos, deixando apenas 1/3 da vela. Vamos quebrar as medianas pela metade. Eliminaremos apenas 1/3 dos fracos e, se forem muito fracos, não os tocaremos. Isso deve ser feito antes do desdobramento das agulhas, geralmente no mês de março.
FIAÇÃO
De outubro a março. De preferência com fio de cobre, pois deve permanecer muito tempo na árvore, pois são árvores muito flexíveis.
Situação: Deve estar localizado ao ar livre, em pleno sol. É uma das árvores que mais necessita de exposição solar.
Irrigação: Pinheiros requerem irrigação controlada. O excesso, especialmente se o substrato não drena bem o suficiente, é fatal para a vida das micorrizas. São fungos cujas raízes (hifas) atuam em simbiose com as do pinheiro, auxiliando na absorção de elementos minerais do solo, como o fósforo. Na ausência deles, a árvore enfraquece e acaba morrendo.
Curiosidades: No Japão, este pinheiro é considerado feminino. A cor clara e a textura das suas agulhas e o seu tamanho reduzido conferem-lhe este carácter. É uma das árvores emblemáticas do bonsai.
* Observações: A forma e as medidas do bonsai são aproximadas. A cor e o formato do vaso podem ser diferentes dos da foto. Lembre-se que o bonsai é um ser vivo, por isso as imagens que aparecem são representativas.