Aprenda a cuidar de um bonsai com as recomendações que fazemos da Brycus.
Se você está familiarizado ou não com o cultivo de um bonsai, é importante ter em mente que o objetivo é fazer com que pareça o mais natural possível.
Afinal, ainda é uma árvore que há milênios passa por técnicas para que possa ser coletada em vaso. Para fazer isso, você deve conhecer alguns fatores que influenciam seu cultivo.
Em primeiro lugar, um bonsai interno requer diferentes condições de temperatura e luz de um externo.
Desta forma, o exterior consegue resistir ao frio do inverno enquanto o interior necessita de calor durante esse período.
Este tipo de árvore pode ser categorizado por altura e forma. Assim, encontramos Shito, o menor tipo de bonsai. Pelo contrário, o Omono pode atingir 120 centímetros de altura.
Tendo em conta a forma do tronco, a inclinação e a copa, podemos encontrar diferentes tipos de bonsai como o Chokkan, que se caracteriza por ter um tronco que gradualmente reduz sua espessura desde a base até os ramos, e o Moyogi, cuja figura é curva.
Outras que chamam a atenção são Fukinagashi, cuja tradução é “árvore varrida pelo vento” em clara referência à sua aparência inclinada; Kengai, cujos galhos adotam a forma de uma cachoeira; e Yose-ue, que é formado por vários bonsai plantados no mesmo recipiente, como uma floresta.
Na Brycus encontrará uma grande variedade de bonsai catalogados por tipo, idade, habitat, género e origem. Alguns exemplos são os bonsai Zelkova, Portulacaria, Malus, Juniperus e Fraxinus.
Durante a fase de desenvolvimento, você pode usar o chamado pote de treinamento, feito de cerâmica, que permite que o bonsai cresça corretamente. Alguns especialistas até recomendam adicionar coadores para que cresça mais rápido.
E quando termina o seu processo de crescimento, é transferido para o que se chama de pote de exposição. Desta forma, você garantirá o cuidado adequado da planta.
Entre as principais dicas dos especialistas está adubar o bonsai ao longo do ano e cuidar da umidade do substrato. Sempre que a regar, deverá utilizar um regador cuja cabeça seja constituída por pequenos orifícios, para que a cobertura de água seja uniforme em toda a planta.
Além disso, é aconselhável regar o bonsai por períodos, até que o substrato fique gradualmente encharcado, e umedecer a copa da árvore diariamente usando um pulverizador.
Por outro lado, eles alertam que deixar água no pires da panela pode ser prejudicial às raízes. Por este motivo é aconselhável colocar uma camada de argila vulcânicasob o bonsai. Assim, a planta terá umidade suficiente para se manter saudável.
Este fator é decisivo no cultivo de bonsai dentro de casa, pois precisa de luz para crescer.
Um bom local para colocá-lo pode ser uma janela, embora seja necessário ter cuidado com o efeito de ampliação que o vidro pode gerar. Assim, para evitar que a planta queime e desidrate devido ao calor excessivo, no verão é recomendável que o bonsai fique um pouco afastado da janela.
Também é conveniente virar a panela pelo menos uma vez por mês. Isso garante que o crescimento do bonsai seja homogêneo.
Outro conselho fundamental é a poda do bonsai, que é praticamente a mesma tanto no interior como no exterior. No entanto, atenção especial deve ser dada ao desenvolvimento do bonsai de interior, uma vez que cresce continuamente, especialmente durante a primavera e o verão, quando devem ser realizadas podas.
Com isso em mente, é fundamental lembrar que cortar um broto significa distribuir a força para o resto da árvore. Isso permite que seus ramos se desenvolvam melhor e cresçam de maneira mais uniforme. Portanto, a poda deve ser feita toda vez que um broto ultrapassar três nós, ou seja, a distância entre as folhas.
Se quiser saber mais sobre esta arte milenar siga-nos no Facebook e Instagram e partilhe a sua experiência no cultivo de bonsai.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades