Na Brycus Advice acreditamos que não precisa de ser um especialista para fazer pequenas reformas eléctricas em sua casa. Por esta razão, no correio de hoje trataremos do tema das fichas e da forma de as instalar ou alterar em segurança.
Ferramentas necessárias
- Chave de fendas de cabeça plana e cruzada
- Descarnador de fios
- Abraçadeira de electricista
- Procura de postes para verificar se não há tensão
- Broca
- Ligar
Encaixe de encastrar ou encaixe em caixa
Este tipo de ficha encontra-se geralmente instalada em todos os tipos de edifícios (casas, escritórios, indústrias...). Caracteriza-se pelo seu mecanismo, uma caixa de material termoplástico que contém a estrutura onde os cabos estão ligados, que está embutida na parede e escondida da vista graças a uma peça decorativa. O acabamento é uma peça amovível que também pode ser adquirida de forma independente, para que o resultado final da ficha possa ser adaptado a qualquer divisão e a diferentes estilos decorativos.
Como instalar uma tomada integrada
A segurança deve vir em primeiro lugar e antes de iniciar a instalação deve verificar e assegurar-se de que o diferencial está desligado. O ideal é verificar com um testador que não há corrente, uma vez verificado tem de seguir os seguintes passos:
- 1º- Certifique-se de que tem uma caixa universal já colocada na parede.
- 2º- Encontre os cabos e retire-os. É necessário extrair um fio preto, castanho ou cinzento para a fase activa; azul para o neutro e amarelo ou verde para a terra.
- 3º- Descarne o revestimento do cabo entre 10 ou 20 mm para fazer a ligação.
- 4º- Ligar os cabos ao mecanismo. A menos que a tomada não esteja ligada à terra, o mecanismo tem normalmente três ligações.
- 5º- Uma vez ligados os cabos, fixar o mecanismo com os parafusos laterais à caixa embutida.
- 6º- Colocar a tampa nos pinos do mecanismo e colocar a tampa para onde irá a ficha.
- 7º- Ligar o diferencial para dar corrente ao mecanismo e verificar se tudo funciona correctamente, ligando um aparelho eléctrico à tomada.
Ficha de superfície
Este tipo de tomada é fixada à parede com parafusos e é amplamente utilizada para a ampliação de instalações principais, pois é fácil de montar e não requer qualquer tipo de trabalho. Embora a sua principal utilização seja ao ar livre, em caves e garagens, integra-se perfeitamente em ambientes de estilo industrial ou em casas rústicas para imitar os antigos interruptores.
Como instalar uma tomada de montagem de superfície
Para poder efectuar esta instalação, deve estar disponível uma caixa de ligação ou ficha relativamente próxima do local onde será instalada.
- 1º- Depois de retirar o mecanismo da ficha, marque a caixa no local onde a vai colocar e fixe-a à parede. É importante verificar que nenhum cabo ou tubo que possa ser danificado ao perfurar a parede passe pelo local onde a nova tomada vai ser colocada.
- 2º- Tirar a ponta do cabo cerca de 10 ou 20 mm. Deve escolher um cabo de acordo com a potência dos aparelhos que vai ligar.
- 3º- Juntar os fios de cobre ao mecanismo tendo em conta a polaridade.
- 4º- Aparafusar o mecanismo à caixa e colocar a tampa
- 5º- Levar uma calha da nova ficha para o local de ligação e fixá-la à parede com tampões e parafusos.
- 6º- Inserir o cabo na calha e fazer a ligação à ficha principal.
- 7º- Coloque a tampa e as guarnições na calha, ligue o diferencial e verifique se tudo funciona correctamente.
Como já viu, instalar uma superfície ou uma tomada embutida não é muito complicado. Basta ter as ferramentas adequadas e ter cuidado para não ter qualquer tipo de acidente com a electricidade. Para esta tarefa, uma das nossas dicas Brycus é utilizar luvas de protecção e ferramentas isolantes para evitar percalços.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades