Existem aqueles que gostam muito de carros e gostam de tê-los impecáveis. Existem certas peças em nosso veículo que sofrem principalmente com o passar do tempo e com a deterioração decorrente do uso. Uma das partes que dão personalidade e são uma indicação do quão bem o nosso veículo está são os pneus. Estes são frequentemente danificados ou feios devido a escovado contra o meio-fio, devido ao mau tempo ou devido ao mero desgaste do trem de rodagem. Por ser uma parte bastante cara do veículo, trocá-los regularmente parece impossível, por isso devemos optar por restaurá-los, especialmente pintando. Dependendo da deterioração, do tipo de pneu e / ou do resultado pretendido, escolheremos uma técnica ou outra. Aqui estão algumas dicas do Brycus para pintar nossos pneus.
O primeiro e fundamental, independentemente da técnica a ser usada, é soltar a roda. É aconselhável levantar o carro com um macaco e depois retirar as porcas uma a uma. Normalmente são muito apertados e é aconselhável afrouxá-los um pouco antes de levantar o veículo.
Se houver deterioração devido à ferrugem, começaremos passando pela superfície com uma escova de cerdas metálicas. Dê muita ênfase às áreas e recantos mais afetados. Uma vez removida a maior parte da ferrugem superficial, devemos preferencialmente limpar a área com uma mangueira de pressão, mas depois fazer uma limpeza mais profunda com acetona.
Seque a superfície que vamos trabalhar e aplique fita adesiva em todo o contorno para que o pneu não seja afetado pelo tratamento que vamos aplicar a seguir. Podemos escolher entre vários produtos no mercado. O mais ideal, se falamos de uma superfície com ferrugem, é aplicar um esmalte antioxidante, apresentado em várias cores, e aplicá-lo diretamente de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante.
Devemos dar quantas demãos forem indicadas, respeitando é claro os tempos de secagem. Depois de aplicar quantas camadas forem necessárias, devolvemos a roda ao seu lugar, certificando-nos de que está devidamente ancorada.
Existem métodos mais modernos, como o spray, que apresentam resultados iguais ou melhores que o anterior.
Neste caso usaremos uma série de lixas, que usaremos desde as de grão mais grosso até o mais fino. Não sem antes, e com a ajuda de um desengraxante, para deixar a roda imaculada.
Depois de limpos, lixados e secos, é hora de iniciar o tratamento adequado preparando o pneu conforme descrito no processo anterior.
Primeiro, daremos um primer bastante denso, que possui um composto autonivelante, para ser bem homogêneo. Freqüentemente, duas ou mais camadas são necessárias.
Agora é a vez da pintura como tal. É importante que a camada de primer esteja perfeitamente homogeneizada, não tenha rebarbas e seja profissional, o sucesso das anteriores depende desta etapa, que são um pouco menos delicadas. Após três horas de secagem do priming aplicamos a tinta spray, em 5 ou 6 camadas, que é o que o fabricante costuma indicar.
Após uma secagem de 24 horas procedemos à aplicação da laca ou verniz, que dará o acabamento às nossas jantes. Este acabamento é mais do que aconselhável, pois geralmente possui características hidrorrepelentes, aumentando assim a durabilidade e facilidade de limpeza, sem falar na questão estética.
Graças a essas dicas do Brycus, você pode desfrutar de pneus como novos para poder exibi-los onde quer que vá.
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