Além de ser muito atraente esteticamente, a madeira proporciona calor e resistência em inúmeras casas e edifícios, onde muitos de seus elementos são feitos com este material natural (vigas, portas, janelas, armários, móveis e um longo etc), embora seja comum danos às superfícies de madeira ao longo do tempo , como amassados, rachaduras, arranhões e outros danos.
No caso de arranhões superficiais, bastaria lixar a área afetada e aplicar uma demão da tinta ou verniz correspondente . Mas se for uma fenda ou fenda com certa profundidade, você pode seguir as dicas de Bry que indicamos a seguir:
- Em primeiro lugar, escolha uma massa da mesma cor da superfície da madeira a ser reparada em qualquer loja de ferragens ou centro de bricolagem. É uma pasta moldável especialmente indicada para reparar estragos em madeira e, uma vez aplicada, endurece. No mercado existem massas de vários tons semelhantes às dos diferentes tipos de madeira .
- Assim que a massa apropriada for escolhida, entraremos em ação. Primeiro, limparemos a superfície com uma lixa de grão fino , sem deixar resíduos de serragem ou poeira. Isso ajudará a vedação a aderir melhor à rachadura ou fenda.
- A seguir procederemos à aplicação da massa com o auxílio de uma espátula . A ideia é preencher totalmente a fissura com a pasta, por isso vamos aplicar uma quantidade generosa, pois à medida que a massa seca e endurece vai perdendo volume. Portanto, vamos aplicar mais quantidade do que a princípio parece necessário, mesmo que saia da ranhura.
- Agora é muito importante dar tempo suficiente para que a massa seque completamente . O número de horas necessárias estará indicado na embalagem. Porém, como regra geral, é aconselhável deixar a massa secar por no mínimo 24 horas .
- Após este tempo, é hora de lixar a área reparada com a massa até a superfície ficar totalmente lisa. Podemos ajudar-nos primeiro com uma lixa de grão ligeiramente mais grosso e depois usar um grão fino para deixar a superfície impecável.
- Pronto, já reparamos a madeira danificada. Agora vamos aplicar uma demão de verniz na área descolorida com o lixamento, e o acabamento ficará perfeito.
A madeira é de origem natural e possui uma superfície porosa que sofre reações e alterações dependendo das condições climáticas de cada momento. Por exemplo, elementos de madeira encontrados ao ar livre podem sofrer desbotamento e protuberância da cor causados pela água e umidade. Embora em menor grau, móveis e outros elementos internos de casas e edifícios também sejam suscetíveis a essas reações, portanto, os protetores de madeira são essenciais para mantê-los em boas condições a longo prazo . Além disso, são essenciais para que o caruncho e os cupins não ataquem a madeira.
Descubra assim a nossa gama de protectores para madeira para interiores e exteriores, composta por óleos, vernizes, primários e outros produtos que comprovadamente garantem a máxima durabilidade da madeira.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades