Após uma forte nevasca , muitas de nossas plantas externas foram danificadas, congeladas ou morreram diretamente. Se for este o seu caso, na Brycus aconselhamos a plantar sementes no inverno, mas ... Como fazemos? Nós vamos te contar!
A semeadura de inverno é uma técnica de germinação ao ar livre que permite plantar durante os meses mais frios do ano e realizar os trabalhos que normalmente são feitos na primavera. É um método simples que consiste em plantar certas espécies no inverno para fazer a colheita com as primeiras estufas. Durante todo esse tempo, a semente permanece inativa, mas pronta para brotar na primeira oportunidade.
Está provado que existem espécies que se dão bem quando deixadas de fora durante o inverno. Há sementes que precisam passar por climas frios e úmidos, seja porque têm cascas duras que amolecem com o congelamento e descongelamento, seja porque a mudança de temperatura ajuda a germinar. Esse processo é chamado de estratificação a frio, e as sementes de muitas árvores, arbustos e plantas perenes requerem essas condições para germinar.
O plantio de sementes no inverno pode ser feito diretamente no solo ou em estufas, sendo posteriormente transplantadas as mudas. A semeadura direta não oferece tantas vantagens quanto a semeadura em recipientes, pois o solo no solo não aquece tão rapidamente quanto o de um recipiente. No entanto, isso economizará tempo e esforço do transplante.
Dicas de Brycus : A semeadura de inverno em recipientes cobertos dá excelentes resultados. Uma vez localizados no exterior, os recipientes funcionam como mini-estufas, permitindo que as sementes experimentem o frio do inverno em ambiente controlado. Quando a temperatura fica alta o suficiente, as sementes germinam e começam a crescer sozinhas. Quando o solo do canteiro atinge a temperatura externa ideal, as mudas estão prontas para serem transplantadas.
• Recipientes com tampas que podem resistir ao congelamento e descongelamento causados pelo clima de inverno (plástico, etc.), transparentes ou translúcidos
• Uma mistura de solo para envasamento leve, fofa e bem drenada
• Etiquetas
• Sementes de qualidade
• Um lugar ao ar livre onde as plantas podem germinar com segurança
• Escolha sempre sementes resistentes, pois as sementes de plantas tropicais ou muito tenras morrem com o frio. Na Brycus, temos uma grande seleção de sementes , incluindo algumas das mais adequadas para o plantio de inverno.
• Certifique-se de que os recipientes tenham orifícios de drenagem na parte inferior e saídas de ar na tampa superior.
• Semeie as sementes na superfície do solo e cubra com mais terra até atingir a profundidade de semeadura adequada. Coloque pelo menos 5 a 8 cm de solo nos recipientes, embora seja preferível 7 a 13 cm. Isso ajudará a isolar as sementes e evitar que venham à superfície.
• Semeie mais sementes do que o necessário, pois as taxas de germinação serão menores do que se cultivadas em condições ideais. No entanto, não semeie muito espesso ou as mudas vão se aglomerar quando começarem a crescer.
• Etiquete os recipientes a cada plantio, indicando a variedade da semente e a data. Depois de um tempo é fácil não lembrar o que foi plantado em cada recipiente
• Coloque as estufas ao ar livre em um local protegido de ventos fortes, mas onde o sol, a chuva e até a neve sejam recebidos livremente.
• Relaxe e deixe a natureza assumir o controle. À medida que o clima esfria e esquenta, as sementes congelam e descongelam, soltando as tampas. Por isso, não será necessário molhar ou cortar as sementes de casca dura de espécies como Ipomea ou “bella de dia” ou ervilha-doce.
Em climas especialmente frios, é melhor plantar plantas anuais perenes resistentes primeiro e esperar até março para plantar as plantas anuais mais tenras.
Com os primeiros aquecimentos, as mudas vão começar a emergir, indicando que chegou a hora de verificar se o solo tem água. Ao abrir as tampas, se o solo parecer seco, deve-se umedecer bem, mas com cuidado, para não perturbar o sistema radicular sensível. Então eles vão fechar novamente. Em dias quentes de sol, recomenda-se retirar as tampas durante algumas horas para que os rebentos brotados possam desfrutar do ar fresco da primavera. Ao entardecer, não se esqueça de fechar os recipientes novamente.
A semeadura de inverno é realmente vantajosa, pois não requer sistemas de iluminação ou aquecimento e geralmente resulta em plantas fortes e resistentes. Embora seja normal que algumas sementes se percam, a satisfação que isso proporciona pode torná-lo viciante. Na Brycus, temos uma grande seleção de sementes para você dar uma chance à semeadura de inverno, uma maneira fácil e econômica de obter um belo pomar ou jardim. Algumas das variedades ideais para plantar de acordo com este sistema são:
• Flores : alyssum, grama borboleta, calêndula, coreopsis, cosmos, dedaleiras, malvas-rosa ou petúnias
• Vegetais: alho, cebola, alho-poró, beterraba, brócolis, repolho, acelga, cenoura, couve, alface, rabanete, espinafre ou salsa
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades