Os produtos que usamos todos os dias são feitos de diferentes materiais. Uma quebra por uso ou um acidente não significa necessariamente o fim da sua vida útil. A colagem das peças com a cola certa pode salvar o dia. O conselho da Brycus ajuda-o a determinar qual é o melhor adesivo para si.
Que tipos de adesivos existem?
Você tem que considerar o material com o qual vai trabalhar antes de escolher uma cola ou outra. Caso contrário, você pode definitivamente danificar a superfície e não ser capaz de unir as peças quebradas. Alguns adesivos são especialmente concebidos para a colagem de superfícies de madeira, vidro e metal, entre outros. Neste caso, você só tem que escolher o produto certo.
No entanto, a menos que o seu trabalho envolva a união frequente de peças do mesmo material, a maioria dos utilizadores prefere ter uma cola multiusos, que podem utilizar em circunstâncias diferentes. Dentro desta categoria, encontramos diferentes variedades.
Universal
Como o nome sugere, estes adesivos são concebidos para colar todo o tipo de materiais, embora sejam especialmente eficazes em superfícies de papel, madeira ou cerâmica.
Os adesivos universais são feitos de polímeros sintéticos e são econômicos e fáceis de usar. Como desvantagem, eles não criam laços muito fortes e não suportam bem o calor e a humidade.
Cianoacrilatos
Também conhecida como super-cola, este tipo de cola é capaz de unir todos os tipos de materiais graças a uma reacção química que ocorre no contacto com a humidade do ambiente. Os cianoacrilatos secam quase instantaneamente e criam laços muito fortes e visíveis.
Adesivos de componentes separados
Alguns produtos são feitos de dois materiais que, quando combinados um com o outro, produzem uma reacção que lhes permite obter ligações muito sólidas. Eles vêm em recipientes separados e devem ser misturados em partes iguais para alcançar os resultados esperados.
Por exemplo, temos polímeros compostos por uma resina epóxi e um agente de endurecimento. São ideais para a colagem de materiais rígidos e preenchimento de lacunas. A sua única desvantagem é que as juntas não passam despercebidas e o seu processo de secagem é muito lento.
Adesivo de contato
Também chamados de adesivos de solução, são uma emulsão que normalmente é feita de neoprene, policloropreno, nitrilo ou borracha de estireno-butadieno, e podem ser aplicados com pincel, espátula, rolo ou mesmo com uma pistola de pulverização.
Por ser elástico e deformável, é ideal para unir materiais flexíveis, tais como solas de sapatos. Também é recomendado para a fixação de revestimentos de piso. Também é eficaz na madeira, embora seja aconselhável aplicar uma primeira demão para selar todas as porosidades e, uma vez seca a superfície, aplicar uma demão final para colar as peças.
Recomendações gerais de uso
Independentemente do tipo de cola que utiliza, as seguintes dicas da Brycus permitir-lhe-ão alcançar os melhores resultados possíveis.
- Leia atentamente as instruções de utilização antes de aplicar a cola.
- Certifique-se de que a superfície de contato esteja livre de água, gordura e poeira que possam impedir o contato adequado entre as superfícies.
- Mantenha as peças juntas enquanto a cola seca com a ajuda de uma pinça.
- Trabalhar em um espaço ventilado e com protetor bucal para não ser exposto aos vapores tóxicos da cola.
- Evite fumar ao manusear adesivos inflamáveis.
- Use um bastão de madeira ou plástico em vez de manusear a cola directamente com as mãos.
- Use acetona ou azeite de oliva para soltar os dedos se necessário.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades