Faça-o você mesmo: como substituir um tubo fluorescente por um LED
Se você tem atualmente um tubo fluorescente instalado, você pode usar a mesma lâmpada para conectar o tubo LED. No entanto, você terá que fazer uma simples modificação.
As dicas da Brycus dizem-lhe que passos deve tomar para substituir uma tecnologia por outra. Mas primeiro vamos falar sobre as vantagens de fazer esta mudança.
Quais são as vantagens de um tubo LED em relação a um fluorescente?
Ao comparar o desempenho dos tubos LED e fluorescentes, os primeiros são claramente os vencedores. Isto se deve às seguintes razões:
Durabilidade. Eles têm uma vida útil de 50.000 horas, ou seja, cinco vezes mais do que os seus homólogos.
Resistência. Eles resistem melhor aos choques e vibrações. E se estiverem danificadas, podem ser reparadas, o que é impossível para as lâmpadas fluorescentes.
O consumo. Os tubos LED vêm nas versões de 8 e 12 W. Os fluorescentes, por outro lado, podem consumir entre três a quatro vezes essa quantidade.
Velocidade. As lâmpadas LED acendem imediatamente quando o interruptor é pressionado, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que podem demorar alguns segundos para começar.
Número de luzes. A vida útil de um tubo LED não é reduzida pelo número de vezes que você o liga durante o dia. No entanto, os tubos fluorescentes esgotam o seu período de utilização em cada arranque. As 10 000 horas de vida prometidas pelos seus fabricantes podem ser reduzidas se as acender mais de duas vezes por dia, o que é altamente provável.
Segurança. Os tubos fluorescentes contêm vapor de mercúrio. Se isto se avariar e o gás se espalhar pelo ar, pode ser prejudicial para a saúde humana e para o ambiente. As lâmpadas LED, por outro lado, não precisam de gás para se acenderem.
Visite nossa seção de lâmpadas, onde você encontrará uma ampla seleção de lâmpadas LED.
Aprenda a trocar um tubo fluorescente por um LED
Você não precisa ter conhecimentos avançados em tecnologia para substituir um tubo fluorescente por um de LED. Basta prestar atenção aos passos que a Brycus lhe mostra a seguir e obter as ferramentas e materiais certos. Estes incluem um decapador e um cortador de arame, um esperto e uma chave de fendas. Já os tens? Vamos começar, então.
1. remover o tubo fluorescente
Desligue o interruptor que alimenta a lâmpada e desligue-a. Isto irá evitar o risco de choque eléctrico. Em seguida, retire o tubo fluorescente da lâmpada.
2. Cancele a partida e o lastre
Os tubos fluorescentes emitem luz graças à presença de um composto com propriedades de luz. É uma mistura de gases composta por vapor de mercúrio (como mencionado acima) e árgon ou néon.
Dois dispositivos estão encarregados de gerar as condições necessárias para que o gás no interior do tubo seja iluminado. O primeiro é o primer, que produz uma faísca que eleva a temperatura dentro do tubo. A segunda é a reactância, que aumenta a tensão eléctrica de 220 para 1000 volts.
Como os tubos LED funcionam de forma muito diferente dos tubos fluorescentes, não precisam de um arrancador ou de um lastro. Então você tem que desligar os fios que alimentam estes dispositivos. Para fazer isto, vais precisar de uma chave de fendas.
3. Ligar os fios à corrente eléctrica
Ao contrário dos tubos fluorescentes, que estão ligados a dois suportes de tubos, os LEDs só precisam de fazer contacto com um. Escolha qual deles você vai usar e conecte-o à fonte de alimentação.
Para isso, terá de cortar e descascar os fios da corrente e o suporte do tubo com o alicate correspondente. Agora, terá de unir estes fios com a ajuda da pinça e da chave de fendas.
4. Montar o tubo de LED
Finalmente, coloque o tubo LED na lâmpada, certificando-se de que ele faz contato com o suporte do tubo que você deixou no lugar.
Aí está, uma lâmpada LED pronta a usar que lhe poupará dinheiro na sua conta de electricidade. Visite a nossa secção de lâmpadas para conhecer os diferentes modelos que temos à sua disposição.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades