A madeira continua a sofrer alterações e variações mesmo depois de cortada e processada para a fabricação de diferentes elementos. É um material natural que reage a agentes externos, como o clima (humidade, raios ultravioletas, frio, calor...) ou o caruncho da madeira e outros insectos xilófagos. Além disso, sofre o desgaste causado pela passagem do tempo.
Assim, para que a madeira, tanto de exterior como de interior, pareça perfeita durante mais tempo é necessário tratá-la de forma periódica com os produtos adequados.
Ao escolher o tratamento e acabamento mais adequado para a madeira, o local onde ela será exposta e os possíveis inimigos que podem afetar sua deterioração têm influência. No caso de uma casa de madeira localizada ao ar livre, a sua protecção é ainda mais importante, uma vez que será exposta diariamente a intempéries, o que pode afectar a sua duração, caso não sejam tomadas medidas adequadas.
No nosso catálogo poderá encontrar todos os produtos necessários para proteger os elementos de madeira, tanto exteriores como interiores, que também proporcionam um acabamento ideal que realça a atractividade natural da madeira.
Por exemplo, os tratamentos de fundo são um tipo de primário respirável que penetra nas fibras da madeira sem fechar os seus poros, e servem para evitar alterações na cor da madeira devido aos raios UV e fungos. Além disso, incorporam fungicidas para combater o bolor, aumentando assim a duração e a vida útil de qualquer elemento de madeira.
O primário antiparasitante é adequado para elementos de madeira exterior e interior, e qualquer tipo de acabamento pode ser aplicado a este produto. No entanto, também pode ser usado como acabamento final, uma vez que estão disponíveis em diferentes tonalidades.
As lasures, por outro lado, são produtos concebidos para proteger e decorar a madeira convenientemente. Por outras palavras, após a aplicação, a madeira obtém um acabamento decorativo, mas, ao contrário das tintas e vernizes, não fecha os poros, penetrando no coração da madeira, tal como os primários. Aplicam-se geralmente depois do primário, e há cetim e mate, embora não cubram as nervuras da madeira para tornar o acabamento mais atraente.
As lasures são especialmente adequadas para o exterior, uma vez que permitem que a madeira continue a respirar, o que garante um aspecto perfeito durante muito tempo. Tintas e vernizes, devido às intempéries, rachaduras, pois impedem que a umidade do interior da madeira saia. Embora existam vernizes especiais indicados para proteger as madeiras do exterior do sol e da humidade, além de possuírem propriedades anti-carcomas.
Os óleos de madeira também proporcionam uma protecção muito eficiente. Estes óleos são misturados com resinas naturais que impregnam a madeira, protegendo-a e nutrindo-a. Além disso, estes óleos criam uma camada impermeável que repele a água e proporciona um efeito mais escuro e atraente para a madeira. Podem ser aplicadas com pincel ou trapo, deixando um intervalo de tempo entre cada camada para que o produto seja devidamente absorvido pela madeira. O mais comumente usado é o óleo de teca, que também pode ser aplicado a outros tipos de madeira e está disponível em vários tons.
Destaca-se também o óleo especial de teca para pavimentos de longa duração, que oferece um cuidado ideal para pavimentos de madeira instalados em habitações, uma vez que, além de proporcionar um acabamento perfeito, oferecem uma maior resistência ao impacto diário sofrido pelos pavimentos em habitações e estabelecimentos.
Ao aplicar qualquer produto desta gama em trabalhos de bricolage, tais como restauração de móveis, cercas exteriores ou casas de madeira, a superfície deve ser lixada e os restos de pó, serradura e sujidade devem ser bem limpos. Neste sentido, um acabamento com duas ou mesmo três demãos dará um melhor resultado final. Siga as instruções do fabricante para saber mais sobre o número de camadas, tempos de secagem e outros detalhes importantes para a correta aplicação.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades