Quando você decide comprar um ferro de solda elétrica, a primeira coisa que você encontrará é um grande número de siglas que se parecem com códigos de segurança. Você deve saber que esta série de letras e números não são senão as denominações (em inglês) dos diferentes sistemas de soldagem que produzem um arco elétrico. Você está pensando em fazer um faz-tudo e construir um churrasco? Você quer construir um trailer com a capacidade de fazer isso sozinho? Se assim for, leia e saiba qual sistema de soldagem você precisa para cada uma dessas tarefas.
A montagem por soldagem é o principal processo que deve ser realizado para solidificar certas juntas. Atualmente, existe uma ampla gama de soldadores no mercado, por isso é necessário conhecer as características que eles têm para fazer uma escolha sábia e com elementos de julgamento suficientes para não cometer erros.
Para entrar na máquina de solda e suas características, primeiro é necessário definir certos conceitos técnicos:
- Arco elétrico: é a corrente elétrica visível do ar causada pelo flash produzido pelo eletrodo e pelo metal.
-Cebado: refere-se ao início da soldagem que é obtida após a fricção do metal a ser soldado e o eletrodo.
- Eletrodo Rutilo: esse tipo de eletrodo é o mais utilizado. É coberto com um material condutor, que favorece o priming e a fluidez da soldagem.
- Eletrodo básico: utilizado principalmente na canalização e caldeiraria, devido às suas boas características mecânicas para a união.
-Cabo equipado: contém um fluxo interno que faz com que o metal derreta sem a necessidade de gás.
-Fio completo ou sólido: é um cabo de aço nu coberto com cobre ou aço inoxidável que permite a soldagem com um gás neutro ou ativo.
-Conectores: referem-se a algumas partes responsáveis por conectar os fios terra ao soldador.
-Pinza: instrumento responsável pela inserção do eletrodo nas soldas.
-MIG tocha e tocha MAG: manipular com gatilho que pode ser operado manualmente e permite que o cabo seja conduzido ao metal a ser soldado.
Tocha -TIG: manípulo do suporte do eletrodo com tungstênio.
-Gás: é responsável por proteger a solda contra a oxidação causada pelo contato com o ar. Este gás é geralmente argônio ou co2.
-Electroválvula: é operada pelo soldador e oferece a possibilidade de regular o nível da tocha.
- Agulha: é outro nome do eletrodo de tungstênio.
-Fluxo líquido: tem duas funções, sendo a primeira para reduzir a pressão da garrafa de gás e a segunda para reduzir a quantidade de gás.
Uma vez que as diferentes partes de um ferro de solda elétrica foram descritas, há uma série de diretrizes a seguir para não falhar na escolha do aparelho.
Inversor MMA
Este ferro de solda é adequado para iniciantes. É um dispositivo extremamente leve com o qual você pode soldar metais com espessuras de até 10 mm com incrível facilidade. Esta capacidade é devida ao poder do dispositivo, ajustável de acordo com a espessura do metal a ser soldado. Uma das grandes vantagens da tecnologia Inverter é o conforto, a economia de eletricidade e o incrível aspecto da soldagem que é dada ao metal. Através de um simples botão (potenciômetro), a potência pode ser ajustada de acordo com a espessura da peça a ser soldada.
Soldagem semi-automática
Com este modo de soldagem, um fluxo de soldagem mais importante pode ser alcançado devido ao seu grande cabo revestido, em conjunto com o soldador. Ao contrário do que aconteceu com a soldagem MMA, o semi-automático não requer a remoção da crosta formada durante a soldagem.
MIG MAG
Ele contém um cabo sólido com gás, perfeito para uso em carrocerias, embora possa ser útil para um grande número de tarefas.
TIG
Este tipo de soldador permite soldar chapas finas de aço carbono, bem como tubos de aço inoxidável. A qualidade desta soldagem é excelente para sua aparência.
Como dissemos, você precisa ter cuidado ao escolher o ferro de solda para comprar, já que as características de ambos são diferentes. Como não pode ser de outra forma, a segurança no momento de fazer qualquer trabalho é vital, cuidando sempre de todos os detalhes. Você nunca deve perder a proteção com óculos, levando em conta todas as orientações a seguir para realizar um trabalho seguro.
Se você é um soldador para lazer ou handyman, ou um soldador profissional, o tipo de aparelho que você deve adquirir é diferente. Para ter a capacidade de fazer isso sozinho, neste post nós oferecemos algumas dicas que, se você as levar em conta, estará certo na eleição. Claro, seja você profissional ou faça por lazer, sempre com a máxima proteção com óculos inclusos.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades