Quando utiliza um compositor está a reciclar os resíduos orgânicos produzidos em sua casa, jardim ou pomar, para melhorar a qualidade do solo nos locais onde as suas plantas mais preciosas crescem. A utilização de resíduos orgânicos para os transformar em fertilizantes naturais é a forma mais fácil de ajudar a proteger o ambiente, restaurando os nutrientes necessários para a fertilidade do solo.
Como funciona um compositor
O compostor consiste num espaço fechado onde os resíduos orgânicos são transformados num material de aspecto heterogéneo, conhecido como composto, de cor castanha escura e com um cheiro característico a solo de floresta tropical, embora a sua consistência seja seca. Este composto, recriado em casa, irá enriquecer o húmus natural do solo e favorecer o crescimento de plantas saudáveis e fortes. Para obter um composto adequado à aplicação, devem ter decorrido 3 a 4 meses desde o início do processo; se os componentes forem triturados ou picados, quanto mais rápido for o processo de decomposição, mais rápido será concluído.
Para que o processo de decomposição seja bem sucedido dentro do compositor, o conselho da Brycus que vos dou é que observem muito bem os resíduos que vão introduzir no mesmo. Deve colocar resíduos secos, como folhas ou ramos secos cortados em pedaços, cinzas, papel ou cartão, cascas de ovos, entre outros; resíduos húmidos, como restos de vegetais ou frutos, poda verde ou fresca e quaisquer resíduos orgânicos frescos. Nunca colocar plásticos, excrementos domésticos, materiais com aditivos químicos ou vernizes, nem óleos ou gorduras. Devem ser colocados alternadamente em camadas: a primeira camada deve ser de material seco, com uma espessura de 15 a 20 cm, depois uma camada húmida ou verde de espessura dupla, e assim sucessivamente até completar a altura do compostor; é aconselhável adicionar alguma terra do jardim para promover o arejamento do conjunto. Finalmente, deve pulverizá-lo ligeiramente para obter a humidade adequada ao desenvolvimento de microrganismos que irão intervir no processo de decomposição.
Aconselhamento Brycus para a escolha do compositor
Existem muitas e variadas formas de realizar o processo de compostagem: desde a palha colocada num curral onde vacas, porcos ou aves enriquecem a palha pisada com os seus excrementos, até aos modernos compostores pré-fabricados feitos de madeira, plástico, mistos ou de uso industrial especial para empresas que geram grandes quantidades de resíduos orgânicos. Aqui estão algumas delas:
- Compostores de madeira. Resistente a agentes externos; Ideal para grandes quintas, para serem colocadas ao ar livre, em locais sombreados. Fácil de montar e desmontar
- Compactador de plástico. Para jardins, pequenas hortas ou terraços; fácil de usar e inodoro.
- Compostores especiais. São concebidos para requisitos especiais em termos de capacidade ou funcionalidade, tais como industriais, eléctricos ou com elementos adicionais, tais como a remoção automática do produto, entre outros
Visite a nossa secção de compositores, escolha a que melhor se adequa às suas necessidades e que corresponde às características que pretende, para que o produto final seja satisfatório.
Factores importantes na escolha de um compositor
Depois de ter escolhido o tipo de compositor que lhe convém, de acordo com as dicas Brycus acima, deve ter em conta certos detalhes para que a sua escolha seja perfeita:
- O material deve suportar a intensidade da utilização prevista. Por exemplo, 100 kg de resíduos fornecem cerca de 30 kg de composto.
- Deve ter furos especiais para permitir a oxigenação do composto
- Resistência à chuva ou ao vento
- Tipo de base ou fundo, de acordo com o local onde deve ser colocado
- Fácil manuseamento para a introdução, mistura ou extracção do composto
- Fácil de montar, desmontar e mover
- Protecção contra roedores
- Estética aceitável com o ambiente
Visite a nossa secção de compositores e encontrará ideias e dicas adicionais para tornar a sua experiência tão produtiva quanto possível.
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades